terça-feira, 10 de outubro de 2017

Deputado José Guimarães (PT), Brasil, quanto custa a soberania?


Em nome de equilibrar as contas públicas, esse governo vende o país, e por um valor sequer chega perto de cobrir as benesses que ele mesmo concede ao "andar de cima" Quarenta e quatro bilhões. Isso é quanto vale o Brasil para esse governo ilegítimo e inescrupuloso. Inescrupuloso porque em seu novo pacote de privatizações tem coragem de prever venda até da Casa da Moeda, sim a Casa da Moeda.
Uma instituição mais antiga e respeitada do país, criada ainda no Império, em 1694 e hoje uma da únicas empresa do mundo a dominar toda tecnologia para confecção não só do dinheiro,mas também de passaportes e selos fiscais.
Mas o governo pretende vender também o controle dos nossos recursos hídricos, com privatização da Eletrobras, e já fala mais uma vez em privatizar a Petrobras. Não basta entregar parte do controle do petróleo às empresas estrangeiras. Para saciar o grande capital,é necessário entregar tudo,vender cada milímetro da soberania nacional.
Apesar do absurdo que esses dois fatos já representam,o pacote Temer não para por aí- a intenção é vender na bacia das almas 57 empresas e serviços hoje prestados pelo estado, muitos deles estratégicos para o Brasil.
É ocaso da Eletrobras. Com a venda da empresa o governo pretende arrecadar R$ 20 bilhões.Um troco para uma empresa que conta com 114 termelétricas, 47 hidroelétricas, 69 usinas eólicas, e gera mais de 47 mil megawatts de energia.
Ms mais importante ainda do que esse serviço prestado é opapel estratégico de regular a geração de energia elétrica no país, principalmente se considerarmos que praticamente toda energia brasileira tem geração hídrica, de baixo custo de geração e com pouco impacto ambiental. Todos sabem que a nova fronteira de desenvolvimento é mesmo da manutenção do padrão civilizatório atual, depende da geração de energia renovável, exatamente o caso da produção brasileira. Por isso a ânsia da iniciativa privada em controlar esse mercado. É esse governo,claro está muito disposto a, mais uma vez prestar seus serviços a quem controla o capital.
A cada dia fica mais claro que não foi por acaso que se perpetrou um golpe de Estado contra uma presidenta honesta e legitimamente eleita nesse país. O que estava em jogo naquele momento, e continua em disputa  agora, era a soberania do país. É claro que o "deus mercado" não poderia permitir que um país periférico no capitalismo continuasse a deter o controle absoluto de suas reservas naturais- como água e petróleo- com isso, fazer frente a interesses privados poderosos.
Não por acaso,a primeira medida aprovada após chegada de Temer ao poder foi mudança do regime  de exploração do petróleo do pré-sal. Com o regime de partilha quem decide quando e como explorar as reservas é o Estado brasileiro . Claro que não poderia continuar assim. por isso alteraram novamente a legislação para transferir essa decisão de mercado. Com regime de concessão,o governo até arrecada um parte do lucro mas fica fora das decisões estratégicas sobre a gestão de uma das sus maiores fontes de riqueza.
e agora ogoverno pretende entregar a outro bem que hoje é o mais disputado no mundo, inclusive em guerras- controle de nossas águas . Sim porque a privatização da Eletrobras mada mais significa do que entregar ao mercado a gestão dos nossos recursos hídrico, um vez que, como já foi dito, a quase totalidade d energia consumida no Brasil vem dos rios.
Mas o servilismo não tem limite. É o governo quer repassar também ao senhor mercado o controle do nosso espaço aéreo.Parece inacreditável. O pacote de privatizações da Era temer prevê concessão à iniciativa privada do departamento de Controle do espaço Aéreo (Decea). Em qualquer lugar do mundo o controle do espaço aéreo é considerado item sagrado da soberania de um país. Por isso não basta vender os aeroportos, inclusive os mais lucrativos,até porque, já está claro que não é disso que se trata, é preciso vender tudo que resta de nossa SOBERANIA.
Em nome de equilibrar  as contas públicas, esse governo vende o país,e por um valor que se quer chega perto de cobrir as benesses que ele mesmo concede ao "andar de cima" Basta lembrar que cálculos da Receita Federal  e da Controladoria da União mostram que apenas com o programa de refinanciamento de dívidas (Refis), -sempre de grandes devedores ,claro o tesouro vi perder mais de R$ 220 bilhões até 2020.portanto fica cada vez mais patente o discurso austeridade não passa de um mal disfarce para a venda pura e simples do brasil. E por um trocado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário