sexta-feira, 21 de abril de 2017

Transposição: obras serão retomadas próxima semana


Com trabalhos paralisados desde junho de 2016, o eixo norte da Transposição de águas do Rio São Francisco terá obras reiniciadas na próxima semana. O trecho é responsável pela chegada de água ao Ceará. Ontem, o Ministério da Integração Nacional assinou contrato com o Consórcio Emsa-Siton, que apresentou a melhor proposta no processo de licitação.
A previsão é de que as águas do Rio São Francisco cheguem ao Ceará até o final de 2017, segundo informações da assessoria de imprensa do Ministério. Esse trecho, além do Ceará, também beneficiará o Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba. O valor pactuado é de R$ 516,84 milhões.
“O Projeto São Francisco é uma prioridade do Governo Federal tendo em vista a crise hídrica no Nordeste.
O Eixo Norte não estava parado. As obras do Eixo Norte são divididas em três etapas. A meta 1N estava em licitação. As metas 2N e 3N estão em fase de conclusão”, explicou Antônio Luitgards Moura, diretor de Projetos Estratégicos do ministério. Moura coordena a equipe técnica de engenheiros e fiscais responsáveis pela execução do empreendimento.
Sobre a situação de seca no Estado, o diretor de Projetos afirmou que a chegada das águas do São Francisco evitará o colapso no abastecimento.De acordo com as previsões da Agência Nacional de Águas (ANA), mantidas as precipitações abaixo da média histórica, a capital cearense deverá ter suas reservas hídricas esgotadas ainda no final de 2017. “Iremos agilizar o eixo norte, como fizemos com o leste, para que possamos atender a região até o fim deste ano”, garantiu Luitgards.
A assinatura do contrato foi possível após a Justiça Federal conceder decisão, em caráter liminar, favorável à licitação por verificar que foram seguidos todos os procedimentos legais. Os esclarecimentos apresentados pelo Ministério da Integração Nacional foram analisados e acolhidos.
O senador Eunício Oliveira (PMDB), presidente do Senado Federal, destacou a importância das obras para o Estado do Ceará e afirmou que, por telefone, foi informado da assinatura do contrato pelo presidente Michel Temer.
Substituição

A substituição da Mendes Júnior, anteriormente responsável por esse trecho, foi iniciada em junho de 2016, depois que a construtora comunicou ao Governo Federal a incapacidade técnica e financeira de concluir os serviços. A primeira meta do eixo norte (1N), trecho licitado, é responsável por dar funcionalidade a todo esse eixo da obra, sendo fundamental para garantir a chegada da água do Rio São Francisco aos quatro estados: Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. A estimativa é de que mais de 5,2 milhões de pessoas sejam beneficiadas somente pela meta.
Camilo defende agilidade na obra

O governador Camilo Santana também comemorou a notícia. “Essa é uma notícia muito importante para o Ceará, já que a Transposição do Rio São Francisco é nossa segurança em relação ao abastecimento de Fortaleza, Região Metropolitana e grande parte do estado. Agora que serão retomadas, é preciso que a obras sejam realizadas em ritmo 24 horas por dia, para que a água chegue a Jati no segundo semestre”, disse o governador Camilo Santana, que já se reuniu por, pelo menos, cinco vezes com o ministro da integração nacional para cobrar celeridade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário