terça-feira, 11 de abril de 2017

Começa nesta semana a maior série de feriadões da década

 

Esta Semana Santa inicia sequência de três fins de semana consecutivos de feriadões. A última vez em que isso ocorreu foi há 11 anos, em 2006, também no mês de abril. Outra série de feriadões consecutivos só ocorrerá daqui a 11 anos, em 2028.
O primeiro da sequência começa nesta Sexta-Feira Santa ou, nas escolas e algumas repartições públicas, já na quinta-feira. Na semana seguinte, a sexta-feira será outro feriado: o Dia de Tiradentes, 21 de abril. O fim de semana seguinte terminará numa segunda-feira de folga: 1º de maio, Dia do Trabalho.
Os fins de semana prolongados em sequência ocorrem um mês depois de uma semana em que houve dois feriados em âmbito estadual, mas que caíram um no domingo – 19 de março, Dia de São José – e outro no sábado subsequente – 25 de março, Dia da Abolição dos Escravos no Estado.
O período entre abril e o começo de maio é a única época do ano na qual é possível haver três feriadões consecutivos. Quando o 21 de abril é na sexta-feira, o 1º de maio cai duas segundas-feiras depois. Então, há a garantia de dois feriadões em série. Porém, a Semana Santa é data móvel e a combinação das três datas é mais rara de ocorrer.

“Imprensar”
 
Depois dos feriadões em série, haverá período longo sem novos fins de semana prolongados. Após o 1º de maio, o próximo será no Natal, uma segunda-feira. Porém, haverá cinco feriados que caem em dias de terça ou quinta-feira. Oportunidade para quem pode “imprensar” a segunda ou a sexta de ter quatro dias de folga seguidos.
Próximos feriados

Sexta-Feira da Paixão: 14 de abril
Dia de Tiradentes: 21 de abril (sexta-feira)
Dia do Trabalho: 1º de maio (segunda-feira)
Corpus Christi: 15 de junho (quinta-feira)
Dia de Nossa Senhora da Assunção: 15 de agosto (terça-feira) — feriado municipal em Fortaleza
Dia da Independência: 7 de setembro (quinta-feira)
Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil: 12 de outubro (quinta-feira)
Dia de Finados: 2 de novembro (quinta-feira)
 Proclamação da República: 15 de novembro (quarta-feira)
Natal: 25 de dezembro (segunda-feira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário